6 dicas para criar uma proposta comercial de sucesso
Apresentar uma proposta comercial ou cotação eficiente é fundamental para quem quer fechar um negócio. Mas isso não é tudo, além de criar uma excelente proposta, você precisa gerenciá-la para fazer seu acompanhamento e garantir o fechamento do negócio. Para isso conte com o Proposital nosso sistema de gerenciamento de propostas e vendas.
Entretanto, uma proposta comercial sólida pode ser o suficiente para você ganhar o seu próximo negócio ou projeto. Ela pode ser o que te separa dos seus concorrentes. Aqui estão algumas dicas para ajudar você levar sua proposta de comercial a um próximo nível.
1. Saiba o que o seu cliente precisa
Sua proposta não deve ser centrada em torno de seus produtos fantásticos, seus serviços maravilhosos, ou benefícios de trabalhar com sua empresa. Ela deve concentrar-se em atender as necessidades do seu cliente. Quais os problemas ele tem? Como sua empresa pode resolver esses problemas?
Às vezes, o cliente não consegue especificar suas necessidades, nesse caso você deve ler as entrelinhas. Por exemplo, se você tem uma empresa de web design e seu cliente diz que quer mais vendas, o que ele realmente precisa, pelo menos, de você, é mais visitantes. Que você pode conseguir criando um site mais adequado e otimizado.
2. Mantenha a simplicidade
Você pode encontrar dezenas de modelos de propostas on-line, mas atenha-se ao básico. Você deve incluir as seguintes informações:
Uma visão geral de sua empresa (uma rápida visão especialmente sobre seu portfólio);
Os objetivos que pretende ajudar o cliente a alcançar (o objeto da sua proposta – produto ou serviço);
Um esboço de como você vai atingir esses objetivos (planejamento de ações);
Um cronograma para conseguir o feito (essa é muito importante);
Preços
Políticas, por exemplo a de cancelamento
Validade da proposta
Informações de contato
3. Seja produtivo
Você pode utilizar o Word para escrever todas as suas propostas, ou você pode usar o Proposital, que permite que você crie um modelo de propostas padrão com utilização de macros.
Depois de criar sua proposta com o Proposital (que possui todas as informações que você utilizará em centenas de propostas), basta salvar como modelo para utilizá-la em todas as propostas que você for enviar para seus clientes.
4. Mantenha sua identidade
Propostas comerciais não tem que ser chatas. Não tenha medo de colocar um pouco de sua própria personalidade nela (desde que seja profissional). Imagens, logomarcas e fotos, também, podem incrementar uma proposta e torna-la interessante.
5. Releia em busca de erros
Muitos vendedores criam suas propostas e clicam em “enviar” sem fazer uma revisão ortográfica. Leia a proposta para ter certeza de que está fácil entendê-la. Utilize frases curtas. Especifique termos técnicos que seu cliente pode não conhecer. E, é claro, verifique se não há erros gramaticais. Se possível, peça a outra pessoa para fazer a revisão, e após a revisão, se estiver usando o Proposital salve essa proposta como modelo, para não precisar revisar novamente.
6. Acompanhe a proposta
Depois de apresentar a proposta, esteja disponível para responder a perguntas e fechar a venda! O Proposital te ajuda nessa tarefa também, te informando sobre toda novidade ou conversa discutida em uma proposta. Esteja pronto para esclarecer suas dúvidas e, se possível e necessário, esteja aberto a uma negociação. Um negócio fechado com seu cliente hoje, sempre pode dar origem a novas oportunidades, e com chances muito mais altas de fechamento, amanhã.
Conclusão
A chave para uma proposta de sucesso é fazer sua lição de casa e ter certeza que você está mantendo o cliente como o centro de tudo. Ah, não se esqueça de certificar-se de que o preço do seu orçamento está de acordo com os praticados no mercado (tanto para cima, quanto para baixo)